• noticias titulo

Cuide bem do seu coração

Como anda a saúde do seu coração? Por ser um dos mais importantes órgãos do corpo todo cuidado é pouco. É ponto comum que cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos diariamente são fundamentais para a saúde do coração e do corpo, como um todo. Mas é muito importante lembrar que existem outros fatores que podem comprometer, mesmo tomando todos os cuidados preventivos necessários, a saúde deste órgão tão importante. A genética é uma delas, é um fator determinante no aparecimento de problemas cardíacos. Os filhos de pessoas com doenças cardiovasculares têm uma maior propensão para desenvolverem doenças desse grupo. Outro agravante para este problema é a idade, afinal, quatro entre cinco pessoas acometidas de doenças cardiovasculares estão acima dos 65 anos. Um outro caso, e muito comum às mulheres, é a menopausa, afinal, com chegada desta fase a mulher perde a proteção cardiovascular oferecida pelo estrogênio. Assim, torna-se essencial a avaliação cardíaca precoce e repetida com regularidade para ajudar a evitar a ocorrência de doenças cardíacas. Felizmente a evolução tecnológica possibilita um avanço enorme no diagnóstico das doenças cardíacas, permitindo uma avaliação completa do coração. Como é o caso do exame da Ecocardiografia, um exame preciso para identificar se alguma área do músculo cardíaco não está funcionando adequadamente, em decorrência do baixo fluxo sanguíneo ou lesão resultante de ataques cardíacos prévios. O exame é realizado por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, no qual as imagens do coração são captadas e transmitidas para um monitor, constatando qualquer alteração estrutural ou funcional do órgão. Este exame é geralmente solicitado na investigação de sopro cardíaco, na presença de palpitações síncope (desmaios), falta de ar, dor torácica ou portadores de diferentes patologias cardíacas (infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença das válvulas, anomalias congênitas, entre outras). Assim, mesmo que pareça que está tudo bem com você é fundamental marcar uma consulta com seu médico porque o que diz respeito ao coração, a melhor estratégia é a prevenção.

Veja abaixo nossos contatos e localização

Sempre atentos a sua necessidade

Contatos

• Fone: (16) 3307-0740