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Outubro rosa: Como prevenir o Câncer de Mama com a ajuda da alimentação?

Há 26 anos, o mês de outubro é marcado por ações de conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce em todo mundo. A ideia é unir forças e incentivar a prevenção da doença, afinal os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início. A prevenção é uma etapa importante quando o assunto é câncer de mama. Adotar um estilo de vida saudável exerce uma influência muito forte e também age positivamente na evolução da doença no decorrer do tratamento. Praticar exercícios físicos, evitar o cigarro e cuidar para que o sono tenha qualidade, são fatores decisivos para a prevenção e a cura. Embora nem todos os fatores que levem ao desenvolvimento da doença sejam conhecidos, sabe-se que a alimentação desempenha um papel preventivo muito importante. Alguns hábitos alimentares são fundamentais, como por exemplo, manter o peso adequado. O excesso de gordura estimula a produção de certos hormônios e processos inflamatórios. Além disso, procure também dar preferência aos alimentos naturais e frescos, consuma mais frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas. E não se esqueça de evitar doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas, o álcool, por exemplo, aumenta a produção de estrogênio, portanto seu consumo está relacionado ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama também. Inclua em sua dieta alimentos que são grandes aliados na luta contra o câncer de mama: Peixes ricos em ômega-3: peixes como sardinha, salmão, bacalhau e outros peixes de águas frias são ricas em ácidos graxos essenciais, os chamados ômega-3. Esses componentes reduzem o mau colesterol (LDL) e elevam a taxa do colesterol bom (HDL), além de reduzirem também os triglicerídeos. O colesterol elevado é fator de risco para desenvolvimento do câncer de mama, além de causar outras doenças do sistema cardiovascular. Cereais: os cereais integrais como a aveia, linhaça, chia e quinoa são excelentes fontes de fibras que reduzem a absorção de gordura, ajudam a eliminar toxinas e melhoram o trânsito intestinal. Frutas vermelhas: morango, amora e framboesa são excelentes fontes de antioxidantes que eliminam os radicais livres do organismo. O acúmulo de radicais livres causa danos ao DNA das células, levando a mutações que provocam o câncer. Brócolis: por meio do estímulo das enzimas do corpo, o sulforano, presente no brócolis, elimina substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho. Recomenda-se o consumo de uma xícara de chá do alimento por dia.

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