Cardiologia
Exames > Cardiologia
Na Atom Medicina & Diagnóstico, a saúde do coração é prioridade. Com tecnologia avançada e uma equipe especializada, oferecemos exames cardiológicos precisos para prevenção, diagnóstico e acompanhamento, sempre com um atendimento humanizado e comprometido com o bem-estar dos pacientes. Confira os exames que oferecemos.

Ecocardiografia Doppler
Método de diagnóstico não invasivo por imagem da estrutura e do funcionamento do coração baseados na ultrassonografia na detecção de determinadas patologias cardíacas. Além disso, também é capaz de identificar se alguma área do músculo cardíaco não esta funcionando adequadamente, em decorrência do baixo fluxo sanguíneo ou lesão resultante de ataques cardíacos prévios.
Esta forma de exame de diagnóstico é comumente utilizada na investigação de sopro cardíaco, na presença de palpitações síncope (desmaio), falta de ar ou dor torácica ou portadores de diferentes patologias cardíacas (infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença das válvulas, anomalias congênitas, entre outras).
Preparação:
Separar e organizar exames anteriores como raios-X, ecografias (ultrassom), ressonância magnética, endoscopia, tomografias, mesmo que não sejam recentes.
Verificar o pedido médico e a autorização caso seja convênio. Não esquecer a carteirinha do convênio atualizada.
No dia do exame:
Medicamentos de uso diário devem ser tomados normalmente conforme a orientação do seu médico.
Chegar com 15 minutos de antecedência.
Ecocardiografia com Strain
Conhecido também como ecocardiograma, este exame estuda e avalia a morfologia e as funções do coração, analisando em tempo real a contração, o bombeamento, as válvulas cardíacas e os vasos sanguíneos. Este diagnóstico é indicado quando há alterações cardíacas e presença de sintomas como:
- Pulsação acelerada ou irregular;
- Falta de ar;
- Palpitações e dores no peito;
- Sopro cardíaco;
- Fraqueza e cansaço;
PARA QUE SERVE?
O diagnóstico de ecocardiografia serve para analisar e avaliar diversas condições e patologias cardíacas. O exame observa as atividades do coração e fornece as informações de suas dimensões, de sua força de contração e da presença de lesões nas válvulas e vasos. Este exame também faz parte da rotina de pré-natal, e serve para avaliar o desenvolvimento do coração do bebê durante a gestação.
COMO O EXAME É FEITO?
Este exame é simples, indolor e não invasivo. Com o paciente deitado, o especialista passa o transdutor sob a pele com a ajuda de um gel. O aparelho emite ondas sonoras que produzem ecos, estes ecos são, portanto, transformados em imagens e estas imagens podem ser bidimensionais ou tridimensionais. A ecocardiografia dura cerca de 20 minutos.
TIPOS DE ECOCARDIOGRAFIA:
- Ecocardiograma fetal: realizado na gestação para avaliar o coração do bebê;
- Ecocardiograma transtorácico (ETT): mais comum, este tipo de diagnostico é realizado com gel e transdutor sob o peito e a parede abdominal;
- Ecocardiograma com doppler: indicado para avaliar a velocidade e fluxo de sangue no coração, válvulas e vasos;
- Ecocardiograma transesofágico: neste tipo de exame, uma sonda é introduzida via oral, e o paciente recebe uma dose de anestesia local. Este é a única ecocardiografia que necessita preparação como jejum de 3h.
- Ecocardiograma sob estresse: em geral, este exame é solicitado para pacientes com suspeita de doença arterial coronariana. Neste exame, o coração é submetido a uma condição acelerada, seja com medicamentos ou atividades físicas.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Com exceção ecocardiograma transesofágico, os exames de ecocardiografia não necessitam de preparações prévias.
Exames Procedimentos e Preparo
Preparação:
Separar e organizar exames anteriores como raios-X, ecografias (ultrassom), ressonância magnética, endoscopia, tomografias, mesmo que não sejam recentes.
Verificar o pedido médico e a autorização caso seja convênio. Não esquecer a carteirinha do convênio atualizada.
No dia do exame:
Medicamentos de uso diário devem ser tomados normalmente conforme a orientação do seu médico.
Chegar com 15 minutos de antecedência.
Ecodopplercardiograma com Estresse
A ecocardiografia ou ecocardiograma sob estresse farmacológico é um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos (dobutamina ou dipiridamol), que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica.
COMO O EXAME É FEITO?
O paciente recebe os medicamentos por uma veia (via intravenosa) e em doses crescentes – chamadas “estágios do exame”. Cada estágio tem a duração aproximada de 3 minutos. Durante a realização do exame, são verificadas continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, além dos níveis de oxigênio no sangue; também são realizados eletrocardiogramas em cada estágio.
O paciente permanece em repouso durante 30 minutos após o término do exame. Após 60 minutos, pode retornar à sua rotina, sem restrição de dieta. Caso utilize medicação de uso contínuo, esta deverá ser ingerida normalmente.
INDICAÇÃO:
Em casos de suspeita de obstrução das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração (doença arterial coronária).
Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou de mamária etc.) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stents.
CONTRAINDICAÇÃO:
Na fase aguda de síndromes coronárias (IAM e angina instável).
O exame com Dobutamina está contraindicado para pacientes com hipertensão arterial descontrolada, arritmia ventricular ou que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação.
O exame com Dipiridamol está contraindicado para pacientes com história de asma ou chiado no peito ou que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação; aqueles que fazem uso de medicamentos chamados xantinas (aminofilina).
LIMITAÇÕES:
O exame pode ser inconclusivo quando não se atinge a frequência cardíaca submáxima esperada e não ocorrem sinais de isquemia.
PREPARO:
Jejum de 4 horas
A suspensão da medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame: se para diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos.
Podem ocorrer complicações ou efeitos adversos?
A ecocardiografia sob estresse farmacológico é um método com segurança comprovada em inúmeros centros hospitalares estrangeiros e brasileiros. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como sensação de formigamento no rosto, náusea, dor de cabeça, dor no peito, elevação da pressão arterial e palpitação. Os efeitos adversos são raros e, quando aparecem, são prontamente detectados. São semelhantes aos observados durante o teste ergométrico.
M.A.P.A. (MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DE PRESSÃO ARTERIAL)
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante o sono.
É um exame muito simples, que consiste apenas na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas. Após esse período, o paciente deverá retornar ao laboratório para retirar o aparelho de monitoramento. É importante que o paciente mantenha suas atividades rotineiras, para que seja possível obter o melhor resultado do exame.
Preparo do exame:
- Deve-se tomar banho antes de instalar o MAPA, pois ficará impossibilitado durante o período do exame;
- Utilizar roupas confortáveis e não praticar exercícios nas 24h do exame;
- Não suspender medicações de uso diário exceto se o médico solicitar;
- Mulheres: se possível usar saia e blusa ou calça e blusa;
- Nunca desligar o aparelho ou retirar o manguito do braço pois prejudicará análise das medidas pressóricas;
- Qualquer dano no aparelho, o paciente será responsável pelos custos do conserto.
Holter
Exame não invasivo e de alta eficácia, o exame Holter, consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24h. A finalidade deste exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente. Toda vez que o receptor realiza a leitura do ritmo cardíaco, emite um som indicando que o aparelho está funcionando como deveria.
COMO ESTE EXAME É REALIZADO?
Um monitor é colocado na cintura do paciente, de forma não invasiva, por 24h ou mais. A finalidade do exame é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente. O exame é realizado seguindo estes passos:
- São colocados 3 a 8 eletrodos no tórax do paciente;
- O receptor é colocado na cintura do paciente ou pode ser levado no bolso;
- O paciente é orientado registrar os horários de suas atividades diárias e quaisquer sintomas;
- Após 24 horas, o paciente deve voltar a clínica para a retirada dos eletrodos e do receptor.
QUANDO ESTE EXAME É INDICADO?
O exame Holter pode ser indicado nas seguintes situações:
- Exames de check-up;
- Acompanhar pacientes que possuem marca-passo ou o diagnóstico de alguma doença cardíaca;
- Exame complementar a outros exames cardiológicos;
- Avaliar pacientes com queixas de tontura, palpitação e falta de ar;
- Suspeita de arritmias cardíacas.
QUAIS DOENÇAS CARDÍACAS PODEM SER DIAGNOSTICADAS COM O HOLTER?
Por ser um exame que acompanha o paciente durante o dia, ele é capaz de diagnosticar doenças cardíacas como:
- Fibrilação atrial;
- Taquicardia paroxística supraventricular;
- Taquicardia multifocal;
- Bradicardia;
- Isquemia cardíaca.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Preparo do exame:
- Tomar banho antes de comparecer a clínica, pois ficará impossibilitado após a
instalação do aparelho;
- Trazer um cinto é fundamental para segurar o aparelho;
- Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento;
- Mulheres: se possível usar duas peças com cinto, evitando vestidos. A blusa deve ter a manga bem folgada ou bem curta (ideal camiseta de malha);
- É fundamental, em caso de pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do marca-passo para cópia das informações. A falta dessas informações prejudica e até impede a análise e interpretação do exame.
- Homens com presença de pelos no tórax pode ser necessária à remoção nos locais da colocação do eletrodo;
- Qualquer dano no aparelho, o cliente será responsável pelos custos do conserto.
Durante a utilização do equipamento não se deve dormir sobre travesseiro ou colchão magnético, porque podem causar interferência nos resultados. Também é importante utilizar o aparelho com cuidado, evitando mexer nos fios ou eletrodos.
Teste Ergométrico
Não é necessário jejum.
- Roupa adequada para o exame (short ou bermuda, tênis ou sapato com sola de borracha);
- Ao tomar banho, é necessário esfregar bem o tórax com sabonete (não usar DOVE) e não utilizar nenhum creme hidratante, pomadas ou gel;
- Em homens, caso seja necessário, realizar raspagem dos pelos do tórax em casa;
- Em relação às mulheres, recomendamos uso de Top (Bustiê, Sutiã sem aro de metal);
- Em caso de desistência, favor comunicar-nos, com máxima antecedência;
- Recomenda-se caso seja possível, suspender medicamentos como betabloqueadores (atenolol, propranolol, metoprolol etc), inibidores dos canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou mononitrato de isossorbida, nitroglicerina etc).
*No dia do exame: não consumir cafeína, chocolate, Coca-Cola, capuccino ou itens energéticos, chá mate, chá verde, chimarrão. Não fumar e não consumir bebida alcoólica.
Eletrocadiograma
O eletrocardiograma é um exame simples e não invasivo que ajuda o cardiologista a avaliar como está o coração. Normalmente, é solicitado em casos de emergência, como em suspeitas de infarto do miocárdio, ou quando a pessoa precisa avaliar a saúde do coração.
PARA QUE SERVE?
O eletrocardiograma fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Por meio dele, é possível observar principalmente se o ritmo de batimentos cardíacos está normal ou não e se as câmaras do coração estão se movimentando como deveriam. Assim, ele é muito útil para identificar arritmias, possíveis obstruções no fluxo sanguíneo e avaliar se o paciente está em boas condições para praticar exercícios físicos.
QUANDO E QUEM DEVE FAZER ?
O eletrocardiograma é fundamental quando o paciente comparece ao pronto-socorro com suspeita de infarto do miocárdio. Normalmente, é um dos primeiros exames a ser feitos nesses casos.
O eletrocardiograma em geral, também faz parte de avaliações cardíacas completas que muitas vezes são solicitadas para pessoas que têm histórico familiar de doenças no coração, em conjunto com exames como teste ergométrico e ecocardiograma.
COMO É O PREPARO ?
Não há necessidade de nenhum preparo para a realização desse exame. Recomenda-se que mulheres usem roupas que permitam tirar somente a parte de cima para facilitar. Em alguns homens pode ser necessário depilar partes do tórax para fixação dos eletrodos.
COMO É FEITO O EXAME?
O paciente se deita em uma maca, e são aderidos eletrodos em várias partes do seu corpo, como tórax, braços e pernas. Os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. É esse aparelho que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco. É um exame rápido: após a colocação dos eletrodos, dura cerca de 5 minutos.
Vale ressaltar que o exame pode apresentar resultados normais mesmo em pessoas com doença cardíaca. Por isso, é necessária uma avaliação ampla e todo o quadro clínico do paciente deve ser levado em conta.
Cardiotocografia
Conhecida pela sigla CTG, a cardiotocografia é um exame realizado durante a gravidez para avaliar as condições vitais, a frequência cardíaca e o bem-estar do bebê. É recomendado fazer este exame após as 37 semanas, porém em casos de mulheres que apresentem situações de risco como diabetes gestacional, anemia, idade avançada, infecções, hipertensão e alterações cardíacas, pulmonares e renais, e alterações na coagulação do sangue, é indicado que façam o exame antes das 37 semanas.
PARA QUE SERVE?
A cardiotocografia serve para monitorar os batimentos cardíacos, a movimentação e a oxigenação do feto, para prevenir e diagnosticar o sofrimento fetal (quando o feto não recebe oxigênio suficiente durante a gestação).
COMO O EXAME É FEITO?
O exame é simples e indolor. A gestante é colocada sentada ou deitada e são colocados eletrodos com sensores em uma cinta, em cima da barriga, para captar a atividade dentro do útero.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Não há necessidade de jejum;
- O exame pode ser realizado a partir da 26ª semana de gestação;
- Em caso de gestações com mais de um feto, é preciso avisar no ato do agendamento do exame;
- Este não é um exame de imagem, o resultado é impresso em papel.
PREPARAÇÃO:
Separar e organizar exames anteriores como ecografias (ultrassom), mesmo que não sejam recentes.
Verificar o pedido médico e a autorização caso seja convênio. Não esquecer a carteirinha do convênio atualizada.
NO DIA DO EXAME:
Medicamentos de uso diário devem ser tomados normalmente conforme a orientação do seu médico. Paciente deve vir alimentada.
Chegar com 15 minutos de antecedência
Agende seu exame na
Clínica Atom
Confira todos os Exames e Procedimentos
oferecidos na Clínica Atom

Evoluir está em nosso DNA
Desde 2001, a Clínica Atom se destaca pela estrutura completa e equipe dedicada, oferecendo tecnologia de ponta em diagnóstico por imagem. Nosso compromisso com a qualidade é comprovado pelo selo ISO 9001, garantindo excelência e confiança em todos os exames e tratamentos realizados.