Conhecida pela sigla CTG, a cardiotocografia é um exame realizado durante a gravidez para avaliar as condições vitais, a frequência cardíaca e o bem-estar do bebê. É recomendado fazer este exame após as 37 semanas, porém em casos de mulheres que apresentem situações de risco como diabetes gestacional, anemia, idade avançada, infecções, hipertensão e alterações cardíacas, pulmonares e renais, e alterações na coagulação do sangue, é indicado que façam o exame antes das 37 semanas.

PARA QUE SERVE?

A cardiotocografia serve para monitorar os batimentos cardíacos, a movimentação e a oxigenação do feto, para prevenir e diagnosticar o sofrimento fetal (quando o feto não recebe oxigênio suficiente durante a gestação).

COMO O EXAME É FEITO?

O exame é simples e indolor. A gestante é colocada sentada ou deitada e são colocados eletrodos com sensores em uma cinta, em cima da barriga, para captar a atividade dentro do útero.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

• Não há necessidade de jejum;
  • O exame pode ser realizado a partir da 26ª semana de gestação;
  • Em caso de gestações com mais de um feto, é preciso avisar no ato do agendamento do exame;
  • Este não é um exame de imagem, o resultado é impresso em papel.

Preparação:

Separar e organizar exames anteriores como ecografias (ultrassom), mesmo que não sejam recentes.
Verificar o pedido médico e a autorização caso seja convênio. Não esquecer a carteirinha do convênio atualizada.

No dia do exame:

Medicamentos de uso diário devem ser tomados normalmente conforme a orientação do seu médico. Paciente deve vir alimentada.
Chegar com 15 minutos de antecedência