A radiologia digital é um exame de diagnóstico por imagem de tecidos, órgãos e ossos, que faz o uso de uma tecnologia avançada para a investigação, prevenção e monitoramento de doenças. Diferente do raio-x convencional, na versão digital, as imagens são enviadas diretamente para o computador por meio de sensores para a interpretação do médico. Existem vários tipos de raio-x:

Raio-x do abdome
O raio-x abdominal é utilizado para detectar problemas do trato digestivo, além de ser considerado bastante completo por abranger órgãos como rins, intestinos, bexiga, fígado e estômago.

Raio-x do tórax
O raio-x do tórax é indicado para identificar alterações causadas por doenças como pneumonia ou tuberculose. São normalmente realizados quando o paciente apresenta tosse, dor no peito ou dificuldade para respirar.
A radiografia do tórax ainda pode detectar câncer de pulmão, doença pulmonar obstrutiva crônica ou fraturas causadas por trauma.
Outras patologias identificadas com os exames de raio-x do tórax são coração aumentado, vasos sanguíneos bloqueados e câncer de mama.
Ele faz uso de radiação ionizante para obter imagens de partes diversas do corpo humano. A partir desse procedimento, é possível investigar, confirmar ou descartar suspeitas clínicas, o que inclui uma série de doenças, fraturas, tumores e outras condições de saúde.
É um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha. È um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo. Ele funciona como uma fotografia que mostra órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas.

Raio-x renal
O raio-x renal é um importante exame para avaliar os rins e identificar alterações como o acúmulo de cálcio na região. Sendo que o exame pode fornecer diagnóstico precoce acerca desta condição, o que é decisivo para tratar esta doença que pode causar a perda da função renal.
Outra identificação realizada a partir do exame de raio-x renal é a de pedra nos rins.

Raio-x da bacia
O raio-x da bacia normalmente é realizado a partir dos relatos de pacientes diante de dores ou traumas. Outras doenças que podem ser detectadas a partir do exame de raio-x da da bacia são: doença de Paget (conhecida como ossos frágeis), inflamação no sacro ou osso ilíaco, osteoporose, artrose, espondilite anquilosante (uma espécie de artrite inflamatória na região) e tumores.

A radiografia é um dos exames mais solicitados pelos médicos, sendo que isso ocorre devido a variedade de opções de realização desse exame que vimos acima.
O exame de raio-x fornece imagens de qualidade de áreas específicas e possibilita visualizar com nitidez as condições de tecidos moles, como órgãos, ou de tecidos duros como os ossos.
Além de todos estes exames, o raio-x pode ser utilizado para diagnóstico em ombros, joelho, pernas, pé, etc., seguindo as orientações e solicitações do médico para melhorar a qualidade do diagnóstico e, consequentemente, dos tratamentos, devolvendo ou reintegrando a qualidade de vida dos pacientes em sua totalidade.

Raio-x da coluna
Para realização do raio-x da coluna são utilizados quatro tipos de raio-x diferentes, sendo eles: raio-x da coluna dorsal, cervical, lombar-sacral e lombar.

O exame normalmente é solicitado a partir das queixas de dores do paciente, de histórico de problemas na coluna ou de possíveis traumas. Ele serve para avaliar tanto as vértebras quanto os espaços invertebrais.

Raio-x da face
Além da radiografia dental, normalmente utilizada por dentistas para identificar cáries, visualizar a posição de dentes como os sisos e realização de extrações, o raio-x da face também pode ser utilizado para identificar patologias nos seios da face.

Os seios da face correspondem à área ao lado do nariz, abaixo dos olhos e ao início da testa, logo acima da sobrancelha. A radiografia, neste caso, é utilizada para diagnóstico de sinusite, por exemplo.

Raio-x de ossos
Depois de vermos quantos tecidos moles podem ser analisados a partir do exame de raio-x, vamos conhecer que tipos de diagnósticos são feitos a partir do raio-x dos ossos:

A osteoporose é uma das patologias identificadas a partir de exames de raio-x dos ossos, mais precisamente, de densitometria óssea, que serve para medir a densidade dos ossos.
O raio-x também é aliado para identificar fraturas e infecções nos ossos, além da presença e evolução de quadros de artrite. O mesmo ocorre com o diagnóstico de câncer nos ossos.

Raio-x do crânio
O raio-x do crânio é determinante no diagnóstico de diversas alterações, como traumas, anomalias originadas no nascimento, tumores benignos e malignos, calcificação, entre outro