Exame não invasivo e de alta eficácia, o exame Holter, consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24h. A finalidade deste exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente. Toda vez que o receptor realiza a leitura do ritmo cardíaco, emite um som indicando que o aparelho está funcionando como deveria.

COMO ESTE EXAME É REALIZADO?

Um monitor é colocado na cintura do paciente, de forma não invasiva, por 24h ou mais. A finalidade do exame é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente. O exame é realizado seguindo estes passos:

1. São colocados 3 a 8 eletrodos no tórax do paciente;
  2. O receptor é colocado na cintura do paciente ou pode ser levado no bolso;
  3. O paciente é orientado registrar os horários de suas atividades diárias e quaisquer sintomas;
  4. Após 24 horas, o paciente deve voltar a clínica para a retirada dos eletrodos e do receptor.

QUANDO ESTE EXAME É INDICADO?

O exame Holter pode ser indicado nas seguintes situações:

• Exames de check-up;
  • Acompanhar pacientes que possuem marca-passo ou o diagnóstico de alguma doença cardíaca;
  • Exame complementar a outros exames cardiológicos;
  • Avaliar pacientes com queixas de tontura, palpitação e falta de ar;
  • Suspeita de arritmias cardíacas.

QUAIS DOENÇAS CARDÍACAS PODEM SER DIAGNOSTICADAS COM O HOLTER?

Por ser um exame que acompanha o paciente durante o dia, ele é capaz de diagnosticar doenças cardíacas como:

• Fibrilação atrial;
  • Taquicardia paroxística supraventricular;
  • Taquicardia multifocal;
  • Bradicardia;
  • Isquemia cardíaca.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

Preparo do exame:

• Tomar banho antes de comparecer a clínica, pois ficará impossibilitado após a

instalação do aparelho;

• Trazer um cinto é fundamental para segurar o aparelho;
  • Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento;
  • Mulheres: se possível usar duas peças com cinto, evitando vestidos. A blusa deve ter a manga bem folgada ou bem curta (ideal camiseta de malha);
  • É fundamental, em caso de pacientes portadores de marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do marca-passo para cópia das informações. A falta dessas informações prejudica e até impede a análise e interpretação do exame.
  • Homens com presença de pelos no tórax pode ser necessária à remoção nos locais da colocação do eletrodo;
  • Qualquer dano no aparelho, o cliente será responsável pelos custos do conserto.

Durante a utilização do equipamento não se deve dormir sobre travesseiro ou colchão magnético, porque podem causar interferência nos resultados. Também é importante utilizar o aparelho com cuidado, evitando mexer nos fios ou eletrodos.