A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que faz o uso de radiofármacos, em pequenas quantidades, para diagnosticar, tratar e prevenir doenças com maior eficácia. Esta é uma técnica diagnóstica de alta qualidade e serve como base para diversos tratamentos terapêuticos, para vários tipos de câncer e outras doenças. Esta especialidade oferece segurança ao paciente e novas alternativas para o tratamento de tumores.

QUAIS AS VANTAGENS?

É uma tecnologia que vem crescendo ultimamente, por ser inovadora e eficaz. A vantagem desta tecnologia é oferecer imagens precisas para a avaliação e funcionamento dos órgãos por meio de procedimentos pouco invasivos.

Uma outra vantagem é a segurança e o bem-estar oferecidos ao nosso paciente, já que as substâncias radioativas (radiofármacos) utilizadas são administradas em quantidades mínimas.

PARA QUÊ SERVE?  

Estes exames diagnósticos usam a tecnologia da Medicina Nuclear e têm como objetivo detectar doenças em fases iniciais de diversos tipos de câncer, doenças cardíacas, endócrinas, neurológicas e gastrointestinais. Os exames e tratamentos que envolvem a Medicina Nuclear utilizam radiofármacos para detectar, combater e eliminar células nocivas.

COMO SÃO REALIZADOS OS PROCEDIMENTOS COM MEDICINA NUCLEAR?

Na Medicina Nuclear, os pacientes se submetem à administração de pequenas quantidades de substâncias radioativas que, uma vez inseridas no corpo humano, se unem a moléculas que as levam para a região específica do corpo a ser analisada. Estes materiais emitem uma radiação detectada por equipamentos especiais. Os procedimentos mais conhecidos são: cintilografias, terapias com radioisótopos e cirurgias radioguiadas. Os exames e procedimentos são pouco invasivos e alguns exigem preparações prévias.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os procedimentos e exames são realizados em nosso centro de Medicina Nuclear por conta dos materiais e equipamentos específicos. Para cada tipo de exame pode ou não ser necessário realizar jejum. Há casos em que pode ser solicitado que o paciente utilize algum tipo de laxante ou antigases. Procure orientação referente ao seu exame com uma de nossas recepcionistas para que possamos atendê-lo com excelência.

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • O material radioativo é eliminado pelo organismo em poucos dias, de forma natural e também por meio de fezes e urina;
  • Mulheres que estão em fase de amamentação devem informar o médico nuclear ou a equipe técnica para verificar se precisam realizar o descarte do leite até que as substâncias sejam eliminadas do corpo.
  • Não existe contraindicação para pacientes renais crônicos ou que fazem hemodiálise. Informe nosso médico nuclear se for este o seu caso.
  • Esse exame tem aplicação em pacientes do sexo feminino, masculino e em crianças.

Faça download dos procedimentos:

Precisa de Ajuda?
Fale Conosco